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Mundo Automotivo

Notícias e novidades sobre a indústria automobilística no Brasil e no mundo.

19.01.16 Carro Dobráve: nova patente da Hiunday

Além de permitir que a distância entre-eixos seja aumentada ou diminuída, veículo possui partes dobráveis que lhe garantem diferentes formas.

HYUNDAI PATENTE DE CARRO DOBRÁVEL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Ao que tudo indica, os coreanos da Hyundai estão mesmo interessados em desenvolver um veículo prático e voltado para o dia a dia nos grandes centros. Prova disso é que a montadora sul-coreana registrou a patente de um carro dobrável no órgão norte-americano que regula do setor, o “United States Patent and Trademark Office”.

HYUNDAI PATENTE DE CARRO DOBRÁVEL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

HYUNDAI PATENTE DE CARRO DOBRÁVEL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Os desenhos descobertos indicam que o departamento de pesquisa e desenvolvimento não está apenas trabalhando para trazer modelos com geração de energia alternativa, como é o caso do IONIQ, mas também em um carro dobrável para a cidade.

É possível notar pelos desenhos publicados recentemente que se trata de um veículo que pode alterar a sua configuração de layout. Além disso, a parte da frente do carro está ligada às rodas dianteiras, enquanto a parte de trás ligada às rodas traseiras.

HYUNDAI PATENTE DE CARRO DOBRÁVEL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

HYUNDAI PATENTE DE CARRO DOBRÁVEL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Essa característica permite que a distância entre-eixos do projeto seja alterada, aumentada ou diminuída, por meio de ajustes na plataforma, deslizando e encaixando “as placas” traseira e dianteira umas sobre as outras.

De acordo com a mesma patente, há uma parte articulável do para-brisa que pode ser girada para frente ou para trás. A porção traseira da cabine também é articulável e pode ser recolhida para o chão ou virar-se para frente e para trás.

Quando o para-brisa e a parte traseira da cabine são dobrados para dentro do carro, o teto pode ser colocado dentro do veículo. Um veículo versátil assim pode ser uma boa alternativa para cidades populosas, com trânsitos intensos que fazem da tarefa de encontrar uma vaga de estacionamento um assunto cada vez mais complicado. Mas tudo pode não passar de um protótipo maluco para ser exibido em algum salão automotivo. Vamos ter que esperar para descobrir.

HYUNDAI PATENTE DE CARRO DOBRÁVEL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

HYUNDAI PATENTE DE CARRO DOBRÁVEL (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Fonte: AutoEsporte

24.07.12 HYPER SPORT: o primeiro superesportivo fabricado Libanês

Nas regiões ricas do Oriente Médio os superesportivos estão em toda a parte, mas estava faltando um modelo da casa.

Até agora, pois parece que em breve essa lacuna será preenchida. Em um evento em Beirute, Líbano, a W Motors anunciou a produção de dois modelos o Hyper-Sport e Super Sport que se tornarão os primeiros superesportivos produzidos na região.

A marca W Motors avisa: “eles serão os mais exclusivos, luxuosos e avançados tecnologicamente hiper-carros do mundo” e afirma que eles terão “tecnologias nunca antes vistas por dentro e por fora.”

O superesportivo terá sob o capô, o motor V6 bi-turbo de 747 cv que permitirá aceleração de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e velocidade final de 387 km/h.

A W Motors afirma que o Hyper-Sport terá sua produção limitada a apenas cinco unidades e que seus veículos serão produzidos com a ajuda do fabricante austríaco Magna Steyr e a alemã RUF Automobile. O Hyper-Sport será apresentado oficialmente em Dubai em dezembro de 2012 com lançamento para o público no Salão do Automóvel de Qatar em janeiro de 2013.

Fonte: TheMotorReport

1.05.12 GNV e Transmissão Automática: Relação Possível

Desfazendo mitos e lendas sobre o uso de GNV e Câmbio Automático

Foi-se o tempo em que os modelos com câmbio automático não eram bem aceitos no Brasil. O equipamento vem se tornando cada vez mais procurado e já equipa boa parte do mix de produção dos modelos médios no mercado.

Com o uso do câmbio automático, espalham-se lendas sobre os perigos do uso do GNV em carros com este tipo de dispositivo. É natural que muitos mecânicos condenem a transformação, afinal é natural repelir todas as novidades. Porém às vezes o pessoal exagera e certas lendas acabam se tornando um perigoso veículo de condenação de algo que não deveria ser condenado.

Fizemos a seguir uma análise mais sóbria do assunto, a fim de esclarecer estes mitos. Além de sermos especialistas em GNV, também somos especialistas em transmissões automáticas e fazemos centenas de conversões em carros automáticos.

Alegação 1: “O GNV vai provocar comportamento estranho no seu câmbio”.

A coisa não é bem assim, o que se observa é que uma perda de potência muito grande pode causar um certo atraso nas reduções de marchas o que pode ser perceptível pelos motoristas mais sensíveis. Em casos onde o câmbio já está mal ajustado (desregulado), isto pode ser ainda mais perceptível.

Solução:

Utilizar equipamentos que produzam a menor perda possível, como os sistemas de injeção eletrônica, como o Sequent da BRC , ou mesmo os kits tradicionais equipados com variador de avanço fônico, como o Just G3 da BRC White Martins.

Garantir que seu câmbio está perfeitamente ajustado, observando o funcionamento quando roda na gasolina.

Alegação 2 : “O GNV vai quebrar seu câmbio”.

Em câmbios eletrônicos, há o uso de inúmeros sensores. Alguns tipos de equipamentos de GNV alteram alguns parâmetros destes sensores, o que pode causar um comportamento bastante indevido no câmbio.

Solução:

Uma equipe competente sabe quais são os componentes que não podem ser utilizados nestes casos e não vai cair nesta. Fique tranquilo. Cada carro tem suas particularidades e o seu não é bancada de testes.

Conclusão:

Alguns equipamentos que às vezes são utilizados na conversão GNV não combinam com alguns câmbios, especialmente aqueles com gerenciamento eletrônico. O problema é que nem toda convertedora sabe disso e termina instalando um equipamento inadequado podendo até prejudicar o câmbio. É preciso ter certeza de que quem está convertendo seu carro sabe como estes componentes funcionam e somente utilizar aqueles que não irão prejudicar o câmbio.

Veículos equipados com câmbio automático também se adaptam ao novo combustível.

A AutoVênice converte motores com os mais variados sistemas de câmbio, desde os mais simples aos mais complexos como o sistema CVT ( Transmissão de variação continua ) que equipa o Honda FIT com motor i-dsi, cujo grande diferencial, além do câmbio é o sistema de dupla ignição, ou seja, duas velas por cilindro o que também favorece bastante a adaptação ao gás natural. Os resultados têm sempre se mostrado muito bons, com clientes satisfeitos .

10.04.12 Acelerador Eletrônico: O que é, para que serve e como funciona?

Conheça o Drive by Wire, economize combustível e melhore o desempenho do seu automóvel.

O Drive by Wire, também conhecido como Acelerador Eletrônico, foi projetado inicialmente para ser usado na Formula 1 (que novidade), adotado inicialmente pela McLaren. Este sistema faz uso de um conjunto eletrônico para acelerar o motor eliminado assim o velho e problemático cabo de acelerador.

Todo o controle de abertura da borboleta de aceleração é controlada pela Central de injeção eletrônica, fazendo também a estabilização da marcha lenta. Vem acoplado ao pedal do acelerador um Potenciômetro, que envia informações a central quando o pedal é pressionado, a UCE por sua vez colhe este sinal e com dados enviados por outros sensores espalhados pelo motor faz algumas correções e logo após comanda a borboleta para que esta tenha uma abertura exata.

A borboleta é controlada por um motor elétrico que consegue atingir a abertura total da mesma, obtendo assim uma perfeita marcha lenta e uma total aceleração.

As vantagens do acelerador eletrônico para o convencional são enormes:

  • Melhor desempenho;
  • Controle total da aceleração;
  • Ótima resposta do motor;
  • melhor controle da marcha lenta;
  • aceleração suave;
  • melhor retomada;
  • Economia de combustível;

Poderia citar varias outras qualidades, a maior desvantagem sem duvida é o preço da manutenção do sistema que necessita de mão-de-obra qualificada e as peças na sua maioria devem ser substituídas, e estas ainda tem um preço elevado.

O Drive by Wire necessita de uma revisão periódica para que o mesmo seja limpo, pois o acumulo de sujeira e óleo faz com que gere alguns problemas principalmente na marcha lenta.

Sem duvidas que o Drive by Wire veio pra ficar por muito tempo, a qualidade de funcionamento é clara, particularmente sou fã do acelerador eletrônico e se você preza por tranqüilidade na hora de dirigir, também vai gostar.

Link do texto original.

5.03.12 Descarbonização do Motor

Qual é a quilometragem certa para se fazer uma descarbonização do motor?

Qual é a quilometragem certa para se fazer uma descarbonização do motor de um automóvel? E qual é o sintoma que é apresentado quando o carro precisar fazer?

Não existe uma quilometragem indicada para se fazer a descarbonização do motor. A carbonização é decorrente do desgaste das peças móveis do motor , ou seja, o dito popular “queimando óleo”. O desgaste de cada motor vai depender muito do uso, do combustível utilizado e da manutenção adequada, principalmente em relação à qualidade do lubrificante. Em outras palavras, é só manter as trocas de óleo em dia que dificilmente terá esse problema. Vale ressaltar que toda troca de óleo exige também a substituição do filtro de óleo.

Como retirar os depósitos de carvão nas velas de ignição? Esta ação se realiza com o uso do tal “flusch”?

Os depósitos de carvão que juntam nas velas de ignição podem ser extraídos com a utilização de um objeto pontiagudo, porém manuseado por um mecânico ou por alguém que tenha habilidades para esse serviço. Mas o melhor mesmo no caso de se detectar esses depósitos é a substituição das velas. O serviço comentado é uma limpeza química do motor, que trata da parte de lubrificação, portanto, não limpa as velas.

Conseqüências da carbonização interna do motor

Parte Superior:
• falta de lubrificação no comando de válvulas;
• travamento das válvulas;
• batidas de tuchos;
• formação pastosa no comando e prováveis entupimentos.

Força:
• anéis travados;
• lubrificação comprometida.

Parte Inferior:
• formação pastosa no cárter;
• obstrução da bomba de óleo;
• entupimento do pescador da bomba.

Para se corrigir este tipo de problema, é interessante se aplicar um Flushing ao sistema de óleo, auxiliando na remoção das contaminações. É muito importante na grande maioria dos casos a desmontagem da tampa do comando de válvulas e cárter, para que se execute a remoção manual da borra e carvão, pós Flushing, evitando-se, assim, possíveis entupimentos nas galerias de lubrificação e pescador da bomba.

Recomendações para se evitar a carbonização

• Trocar o óleo do motor e filtro do sistema de lubrificação no prazo determinado pelo seu fabricante, exemplos:
• Óleo para 5.000 km: trocá-lo dentro das recomendações.
• Para os veículos que percorrem trechos curtos, não alcançando a temperatura normal de trabalho, é aconselhável se efetuar a substituição do óleo do motor com tempo e quilometragem inferiores à recomendação do fabricante, pois a contaminação do óleo pelo combustível é maior.
• Monitorar as condições internas do motor, através da tampa de óleo e sistema de Blow-By, para que se possa agir com um novo Flushing
• Manter o corpo de borboleta e a válvula corretora de marcha-lenta limpos.
• Fazer descarbonização aérea para limpeza das válvulas de admissão e cabeça do pistão.
• Utilizar combustível de boa qualidade.

3.02.12 Tabela IPVA 2012: Os impostos chegaram

Fique por dentro das datas para pagamento com desconto.

A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) divulgou as datas para o pagamento com 5% de desconto do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2012. O calendário começa em 8 de fevereiro, mas o proprietário de um carro já pode quitar o débito em agências bancárias.

Em março, pode-se realizar o pagamento integral do valor sem multas. Após o vencimento, há um acréscimo de 0,33% por dia de atraso.

O projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) continha uma emenda do deputado Nelson Luersen (PDT) que estabelecia um calendário de pagamento com desconto de fevereiro a junho. A emenda, porém, foi vetada pelo governador Beto Richa.

De acordo com o governo estadual, o IPVA é divido entre o município e o estado e o calendário proposto por Luersen comprometeria o orçamento de ambos.

Há ainda determinações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que impede que o pagamento do IPVA coincida com o do Licenciamento Anual. Isto ocorreria para aqueles que optassem pelo parcelamento do imposto. O governo estadual afirmou também que sem o veto, em 2013 o contribuinte estaria pagando o IPVA de 2012.

Deferentemente de 2011, neste ano a Secretaria da Fazenda vai encaminhar até final de janeiro boletos bancários para os proprietários dos veículos. Mas o pagamento já pode ser realizado agências do Banco do Brasil, Itaú, ou demais bancos conveniados, apenas com o nº do RENAVAM ou com a Guia de Recolhimento (GR-PR) disponível na página da internet daSefa.

O motorista que preferir pode parcelar o valor do IPVA em cinco parcelas iguais, a partir de março. As alíquotas são: 1% do valor de marcado para ônibus, caminhões e demais veículos de carga; 2,5% para automóveis considerados de passeio e motocicletas. O valor dos automóveis é estabelecido por meio da Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Confira os valores do IPVA 2012.

9.12.11 Feliz natal e um 2012 extraordinário!

Agende sua revisão antes do dia 23 de dezembro de 2011.

Amigos, parceiros e clientes!

Gostaríamos de agradecer pela força que vocês nos deram neste ano de 2011. Foi um período importantíssimo na história do Centro Automotivo Vênice. Vocês tiveram um papel fundamental desde a implantação das inovações tecnológicas nos serviços que prestamos até o crescimento profissional e pessoal de cada membro de nossa equipe.

Desejamos à todos vocês um ótimo final de ano, um feliz natal e que em 2012 todos os seus projetos tornem-se possíveis.

Lembramos também que estaremos em férias coletivas no período entre 23 de dezembro e 03 de janeiro. Afinal, salvo os carros… ninguém é de ferro. Portanto agende sua revisão de férias no Centro Automotivo Vênice, antes das nossas férias pra não ter dor de cabeça durante as suas férias.

7.12.11 Brinquedo de gente grande: Carrinho de controle vai a 96 km/h em 2,3 s

O Traxxas X0-1 é um carrinho de controle remoto. Só que bem poderoso…

Olhando atentamente as imagens do vídeo abaixo, a sensação é de que estamos diante de um supercarro, do mesmo nível de FerrarisLamborghinis e Porsches. Até o “ronco do motor” empolga! Mas não se deixem enganar pelas imagens: o Traxxas X0-1 é um carrinho de controle remoto. Só que bem poderoso…

Este mini superesportivo é proibido para menores de 16 anos. E sabe por quê? Sua velocidade máxima é de nada menos que 160 km/h. Para chegar ao limite, o modelo leva 4,92 segundos. A aceleração de zero a 96 km/h é ainda mais impressionante: 2,3 segundos. Trata-se do carro de controle remoto mais rápido do mundo. Daí o precinho salgado de US$ 1.099,99 (quase R$ 2.000). Mas estamos falando um puro sangue, ainda que de brinquedo.

23.11.11 Revisão de Férias: Fazer inspeção preventiva no carro pode ajudar a economizar

O quanto antes o problema for identificado, menos você irá gastar na manutenção do veículo.

A Auto Vênice, especializada em vistoria e manutenção preventiva de veículos, oferece serviços de inspeção preventiva para automóveis de todas as marcas e modelos. Esta inspeçao pode ajudar a economizar em futuros reparos maiores. Dentro de alguns dias teremos o feriado de 11 de outubro, onde muitas pessoas pegam a estrada e por causa de manutenção mal feita se envolvem em acidentes.

Nesse tipo de inspeção preventiva, mais de 120 itens diferentes são verificados, e o bom é que além da verificação que nosso mecânico de confiança faz antes de viajarmos, essas inspeções preventivas checam vibrações anormais, folgas excessivas, desgastes, trincas, vazamentos, além de alinhamento de direção, testes na suspensão, freios e iluminação, entre outros itens.

A idéia principal da inspeção preventiva para carros, é conscientizar o motorista dos benefícios do diagnóstico preventivo, fundamental para segurança e também para evitar gastos de manutenção corretiva, normalmente superiores, em outras palavras, quanto antes o problema for identificado, menos o proprietário irá gastar.

E sabemos muito bem que conscientização é algo ainda muito necessário no Brasil. Ao final do serviço, é realizada a emissão do diagnóstico e de um relatório por um técnico habilitado.

Veja algumas dicas sobre o período de manutenção de itens principais do seu carro:

Troca de óleo

Deve ser feita a cada 5 mil ou 7,5 mil quilômetros (dependendo do fabricante do automóvel).

Filtro de óleo

Deve ser substituído a cada duas trocas de óleo (uma sim e uma não). Também varia: a cada 10 mil ou 15 mil km, de acordo com a recomendação do fabricante.

Alinhamento e balanceamento

A cada 15 mil km, é necessário fazer o alinhamento e balanceamento das rodas.

Limpeza do sistema de injeção (bicos)

A cada 15 mil km, é recomendável fazer essa limpeza. Principalmente nos carros flex, pois o álcool cria uma borra nos bicos que causa falhas no motor ou consome mais combustível.

Ar condicionado

A limpeza do sistema do ar condicionado também deve ser feita a cada 15 mil km, assim como a troca do filtro.

Velas

O jogo de velas deve ser substituído aos 30 mil km.

Correia dentada

A correia dentada e o tensor da correia devem ser substituídos a cada 50 mil km, com o risco de, se ela arrebentar, comprometer o motor definitivamente.

Freios e embreagem

Pastilha de discos e de embreagem variam muito, de acordo com a maneira de dirigir e o tipo de percurso. Quando estiver abaixo de 5 mm, precisa ser trocada. Mais ou menos, entre 20 e 30 mil km.

Pneus

Avalie o sulco dos pneus. O novo tem 8 mm. Abaixo de 3 mm ou 2 mm é coloque um jogo novo. Ou, ao menos, dois. Outra maneira de saber se é hora de trocar é observando um carocinho interno. Se estiver aparente, estão gastos. Os pneus duram cerca de 45 mil km.

Amortecedores e molas

Outra peça que varia muito, de acordo com a utilização do carro (se carrega muito peso) e o terreno que percorre (se é muito acidentado). A média de vida é de dura 45 a 50 mil km.

Fluído de freio

É recomendável sempre avaliar o nível. E, mesmo que esteja normal, substitua a cada 45 mil km ou a cada 2 anos.

Líquido do arrefecimento

A água do radiador é outro item que o motorista precisa ficar atento se está no nível adequado. E, a cada 30 mil km, faça a limpeza do compartimento e a troca desse líquido.

Fluído da direção hidráulica

O fluído da direção hidráulica não precisa ser trocado, mas, por prevenção, observe periodicamente se ele está vazando

22.11.11 Toyota Hilux 2012: Primeiras impressões

Picape tem opções com motores 2.5 e 3.0 Diesel partindo de R$ 80,1 mil

De olho na concorrência e querendo manter a liderança de vendas entre picapes equipadas com motores a diesel, a Toyota renovou toda a linha Hilux nas versões 2012, que já estão disponíveis nas lojas. Apesar de, em sua maior parte, manter a mesma base do modelo lançado em 2005, a nova Hilux recebeu mudanças pontuais e importantes para dar uma sobrevida ao veículo. A marca japonesa incorporou novos faróis e para-choque à picape, que também recebeu um capô redesenhado, com vincos mais acentuados, e grade dianteira trapezoidal.

A traseira e as laterais passaram por mudanças mais amenas. Internamente também foram efetuadas modificações, com o painel redesenhado, e o console central que concentra informações do sistema de som e do ar-condicionado. Mesmo que as alterações proporcionem frescor para a picape, as principais novidades são a introdução do controle de tração, a inserção da versão SRV Top, topo de linha, e a chegada da motorização flex. No entanto, a versão com motor 2.7 VVT-i Flex Fuel que queima etanol e gasolina só chega às lojas em fevereiro de 2012.