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Descarbonização do Motor

Qual é a quilometragem certa para se fazer uma descarbonização do motor?

Qual é a quilometragem certa para se fazer uma descarbonização do motor de um automóvel? E qual é o sintoma que é apresentado quando o carro precisar fazer?

Não existe uma quilometragem indicada para se fazer a descarbonização do motor. A carbonização é decorrente do desgaste das peças móveis do motor , ou seja, o dito popular “queimando óleo”. O desgaste de cada motor vai depender muito do uso, do combustível utilizado e da manutenção adequada, principalmente em relação à qualidade do lubrificante. Em outras palavras, é só manter as trocas de óleo em dia que dificilmente terá esse problema. Vale ressaltar que toda troca de óleo exige também a substituição do filtro de óleo.

Como retirar os depósitos de carvão nas velas de ignição? Esta ação se realiza com o uso do tal “flusch”?

Os depósitos de carvão que juntam nas velas de ignição podem ser extraídos com a utilização de um objeto pontiagudo, porém manuseado por um mecânico ou por alguém que tenha habilidades para esse serviço. Mas o melhor mesmo no caso de se detectar esses depósitos é a substituição das velas. O serviço comentado é uma limpeza química do motor, que trata da parte de lubrificação, portanto, não limpa as velas.

Conseqüências da carbonização interna do motor

Parte Superior:
• falta de lubrificação no comando de válvulas;
• travamento das válvulas;
• batidas de tuchos;
• formação pastosa no comando e prováveis entupimentos.

Força:
• anéis travados;
• lubrificação comprometida.

Parte Inferior:
• formação pastosa no cárter;
• obstrução da bomba de óleo;
• entupimento do pescador da bomba.

Para se corrigir este tipo de problema, é interessante se aplicar um Flushing ao sistema de óleo, auxiliando na remoção das contaminações. É muito importante na grande maioria dos casos a desmontagem da tampa do comando de válvulas e cárter, para que se execute a remoção manual da borra e carvão, pós Flushing, evitando-se, assim, possíveis entupimentos nas galerias de lubrificação e pescador da bomba.

Recomendações para se evitar a carbonização

• Trocar o óleo do motor e filtro do sistema de lubrificação no prazo determinado pelo seu fabricante, exemplos:
• Óleo para 5.000 km: trocá-lo dentro das recomendações.
• Para os veículos que percorrem trechos curtos, não alcançando a temperatura normal de trabalho, é aconselhável se efetuar a substituição do óleo do motor com tempo e quilometragem inferiores à recomendação do fabricante, pois a contaminação do óleo pelo combustível é maior.
• Monitorar as condições internas do motor, através da tampa de óleo e sistema de Blow-By, para que se possa agir com um novo Flushing
• Manter o corpo de borboleta e a válvula corretora de marcha-lenta limpos.
• Fazer descarbonização aérea para limpeza das válvulas de admissão e cabeça do pistão.
• Utilizar combustível de boa qualidade.


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