Tabela IPVA 2012: Os impostos chegaram
Fique por dentro das datas para pagamento com desconto.
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefa) divulgou as datas para o pagamento com 5% de desconto do Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2012. O calendário começa em 8 de fevereiro, mas o proprietário de um carro já pode quitar o débito em agências bancárias.
Em março, pode-se realizar o pagamento integral do valor sem multas. Após o vencimento, há um acréscimo de 0,33% por dia de atraso.
O projeto aprovado pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) continha uma emenda do deputado Nelson Luersen (PDT) que estabelecia um calendário de pagamento com desconto de fevereiro a junho. A emenda, porém, foi vetada pelo governador Beto Richa.
De acordo com o governo estadual, o IPVA é divido entre o município e o estado e o calendário proposto por Luersen comprometeria o orçamento de ambos.
Há ainda determinações do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que impede que o pagamento do IPVA coincida com o do Licenciamento Anual. Isto ocorreria para aqueles que optassem pelo parcelamento do imposto. O governo estadual afirmou também que sem o veto, em 2013 o contribuinte estaria pagando o IPVA de 2012.
Deferentemente de 2011, neste ano a Secretaria da Fazenda vai encaminhar até final de janeiro boletos bancários para os proprietários dos veículos. Mas o pagamento já pode ser realizado agências do Banco do Brasil, Itaú, ou demais bancos conveniados, apenas com o nº do RENAVAM ou com a Guia de Recolhimento (GR-PR) disponível na página da internet daSefa.
O motorista que preferir pode parcelar o valor do IPVA em cinco parcelas iguais, a partir de março. As alíquotas são: 1% do valor de marcado para ônibus, caminhões e demais veículos de carga; 2,5% para automóveis considerados de passeio e motocicletas. O valor dos automóveis é estabelecido por meio da Tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).