« Início

VOCÊ SABIA?

Dicas e curiosidades sobre o seu carro.

Balanceamento, alinhamento ou geometria?

Alinhamento é o mesmo que geometria, e balanceamento nada tem a ver com geometria.

Balanceamento é quando se fazem girar os conjuntos roda/pneu, um por um, e através de uma luz estroboscópica pode-se verificar os pontos onde a roda ou o pneu são mais pesados do que em outros. Na verdade é quase impossível construir uma roda ou um pneu com peso perfeitamente distribuído ao longo de seus 360° de circunferência.

O que se faz, então, é colocar um peso de chumbo na borda mais leve da roda, de modo que compense o peso a mais que existe no arco oposto, para minimizar ou eliminar a trepidação das rodas transmitida ao volante devido ao desequilíbrio de peso. Ou, mais atualmente, têm-se utilizado pesos soltos dentro do pneu, que mantém o peso do conjunto sempre uniforme. Seu uso ainda está em teste, mas já pode ser visto em caminhões e em alguns modelos da linha 2007 da Chevrolet.





Manutenção e conservação da Bateria do carro

12 Dicas sobre velas de ignição

Veja lista de dicas