« Início

MUNDO AUTOMOTIVO

Notícias e novidades sobre a indústria automobilística no Brasil e no mundo.

PSA soma 1 milhão de motores produzidos no País

Durante a cerimônia de comemoração da produção do motor de número 1.000.000.

No ano em que o Centro de Produção do Grupo PSA Peugeot Citroën de Porto Real (RJ) completa uma década de operação, a empresa comemora a marca de um milhão de motores fabricados no País. Na última quinta-feira (14), o milionésimo motor saiu da linha de produção, na configuração 1.4 litro Flex. Em Porto Real, são fabricados blocos 1.4 l, de oito válvulas, e 1.6 l, de 16 V, com sistema bicombustível, para serem utilizados em modelos brasileiros, e blocos a gasolina, destinados ao mercado argentino.

Durante a cerimônia de comemoração da produção do motor de número 1.000.000, que aconteceu no Centro de Produção, na manhã da quinta-feira, o grupo PSA anunciou investimentos de R$ 10 milhões para ampliação da fábrica e aumento da capacidade produtiva – de 220 mil para 280 mil motores/ano. Com isso, a produção diária saltará de 833 para 1.037 unidades.

Segundo informações da PSA, a fábrica deverá operar com a capacidade total somente em 2012. Para este ano, a expectativa é que sejam produzidos 244 mil motores, 44 mil unidades a mais que em 2010. O complexo industrial de Porto Real é composto pela Unidade de Veículos, inaugurada em 2001, e pela Fábrica de Motores, que iniciou as operações um ano mais tarde. E por falar em produção de veículos, a PSA estima que em outubro a fábrica alcance a marca de um milhão de veículos fabricados no País.

Motores: Brasil x Argentina

Atualmente, os motores fabricados em Porto Real equipam modelos da Peugeot e Citroën, no Brasil, e veículos fabricados na planta de Palomar, na Argentina. Segundo a PSA, de todos os motores que já saíram da linha de produção até hoje, 39% tiveram como destino o país vizinho. Em 2010, 62% dos motores foram fabricados na configuração 1.4 l, enquanto 38% saíram na configuração 1.6 l. Deste total, 65% saíram equipados com tecnologia Flex e 35% feitos para rodar com gasolina.

Fonte: CarSale UOL


Toyota paralisa produção no Brasil e Argentina

Volkswagen lança mundialmente o novo Beetle