« Início

MUNDO AUTOMOTIVO

Notícias e novidades sobre a indústria automobilística no Brasil e no mundo.

Revisão de Férias: Fazer inspeção preventiva no carro pode ajudar a economizar

O quanto antes o problema for identificado, menos você irá gastar na manutenção do veículo.

A Auto Vênice, especializada em vistoria e manutenção preventiva de veículos, oferece serviços de inspeção preventiva para automóveis de todas as marcas e modelos. Esta inspeçao pode ajudar a economizar em futuros reparos maiores. Dentro de alguns dias teremos o feriado de 11 de outubro, onde muitas pessoas pegam a estrada e por causa de manutenção mal feita se envolvem em acidentes.

Nesse tipo de inspeção preventiva, mais de 120 itens diferentes são verificados, e o bom é que além da verificação que nosso mecânico de confiança faz antes de viajarmos, essas inspeções preventivas checam vibrações anormais, folgas excessivas, desgastes, trincas, vazamentos, além de alinhamento de direção, testes na suspensão, freios e iluminação, entre outros itens.

A idéia principal da inspeção preventiva para carros, é conscientizar o motorista dos benefícios do diagnóstico preventivo, fundamental para segurança e também para evitar gastos de manutenção corretiva, normalmente superiores, em outras palavras, quanto antes o problema for identificado, menos o proprietário irá gastar.

E sabemos muito bem que conscientização é algo ainda muito necessário no Brasil. Ao final do serviço, é realizada a emissão do diagnóstico e de um relatório por um técnico habilitado.

Veja algumas dicas sobre o período de manutenção de itens principais do seu carro:

Troca de óleo

Deve ser feita a cada 5 mil ou 7,5 mil quilômetros (dependendo do fabricante do automóvel).

Filtro de óleo

Deve ser substituído a cada duas trocas de óleo (uma sim e uma não). Também varia: a cada 10 mil ou 15 mil km, de acordo com a recomendação do fabricante.

Alinhamento e balanceamento

A cada 15 mil km, é necessário fazer o alinhamento e balanceamento das rodas.

Limpeza do sistema de injeção (bicos)

A cada 15 mil km, é recomendável fazer essa limpeza. Principalmente nos carros flex, pois o álcool cria uma borra nos bicos que causa falhas no motor ou consome mais combustível.

Ar condicionado

A limpeza do sistema do ar condicionado também deve ser feita a cada 15 mil km, assim como a troca do filtro.

Velas

O jogo de velas deve ser substituído aos 30 mil km.

Correia dentada

A correia dentada e o tensor da correia devem ser substituídos a cada 50 mil km, com o risco de, se ela arrebentar, comprometer o motor definitivamente.

Freios e embreagem

Pastilha de discos e de embreagem variam muito, de acordo com a maneira de dirigir e o tipo de percurso. Quando estiver abaixo de 5 mm, precisa ser trocada. Mais ou menos, entre 20 e 30 mil km.

Pneus

Avalie o sulco dos pneus. O novo tem 8 mm. Abaixo de 3 mm ou 2 mm é coloque um jogo novo. Ou, ao menos, dois. Outra maneira de saber se é hora de trocar é observando um carocinho interno. Se estiver aparente, estão gastos. Os pneus duram cerca de 45 mil km.

Amortecedores e molas

Outra peça que varia muito, de acordo com a utilização do carro (se carrega muito peso) e o terreno que percorre (se é muito acidentado). A média de vida é de dura 45 a 50 mil km.

Fluído de freio

É recomendável sempre avaliar o nível. E, mesmo que esteja normal, substitua a cada 45 mil km ou a cada 2 anos.

Líquido do arrefecimento

A água do radiador é outro item que o motorista precisa ficar atento se está no nível adequado. E, a cada 30 mil km, faça a limpeza do compartimento e a troca desse líquido.

Fluído da direção hidráulica

O fluído da direção hidráulica não precisa ser trocado, mas, por prevenção, observe periodicamente se ele está vazando


Brinquedo de gente grande: Carrinho de controle vai a 96 km/h em 2,3 s

Toyota Hilux 2012: Primeiras impressões